Glossário


Área de Serviço - Área retangular do court em cada uma das metades do campo, de onde os jogadores efetuam o serviço.


Advertência - Chamada do marcador/árbitro para indicar a um jogador que está advertido por conduta irregular. As seguintes advertências dão lugar a ponto, set e partida, respectivamente.


Apelo - Pedido efetuado por um jogador ao Árbitro, referindo-se a uma situação dentro do court ou fora.
O "Apelo" é utilizado em dois contextos:

  • Quando o jogador apela ao Árbitro para reconsiderar a decisão do Marcador.
  • Quando o jogador apela ao árbitro para lhe ser atribuído um Let.
  • A correta forma de utilizar o apelo é com o termo "Let please".


Baixa - Devolução que tocou no chão ou atingiu a lata


Boast - Todas as bolas que batem em pelo menos duas paredes antes de tocar no chão. Pancada utilizada para defender (de recurso) e para atacar (fator surpresa).


Down (Baixa) - Expressão utilizada para indicar que determinada bola é inválida por ter sido abaixo das linhas de jogo, tin, ou por ter batido duas vezes no chão antes de ser respondida pelo jogador.


Drop - Pancada que coloca a bola muito curta junto da parede frontal, geralmente nos cantos; literalmente são todas as bolas que pouco ou nada ressaltam depois de bater na parede frontal


Fora - Expressão usada para indicar que a bola tocou algum ponto de fora da quadra de jogo


Game ball - Quando o sacador precisa apenas de mais um ponto para vencer o game


Grip - Punho ou cabo da raquete; forma de agarrar a raquete; fita de material diverso que se coloca em redor do punho da raquete para melhor aderência à mão e absorção do suor.


Linha - Linha que divide a parte de trás do court da parte da frente, sendo o "T" o ponto de convergência.


Let - Situação em que um rally é repetido devido a qualquer tipo de obstrução ou interferência, dentro ou fora do court.


Linha de serviço- Uma linha de 50 milímetros de largura, disposta paralelamente a 5,44m da parede frontal e que se estende por toda a largura do court, de uma parede lateral é outra. Tal como as outras linhas do chão, esta só é importante para o serviço.


Lob - Pancada direta à parede frontal, cujo ressalto resulta numa bola alta e lenta com o objetivo de ressaltar (pouco) em um dos cantos traseiros. Bola defensiva geralmente utilizada no seguimento de um ou mais drops, quando ambos os jogadores estão na metade frontal do court.


Match ball - Quando o sacador precisa apenas de mais um ponto para vencer o jogo


Nick - a) Chama-se "um nick" á bola que atinge a junção do chão com a parede, tornando-a quase impossível de responder.
b) Também se chama nick á parte física do court representada pela junção do chão com a parede.


No Let - Decisão do árbitro/marcador em não ceder Let face ao pedido precedente de um dos jogadores


Not up - Expressão usada para indicar que a bola não foi golpeada de acordo com as regras


Out - Chamada do marcador/árbitro que indica que a bola não foi válida, por ter saído dos limites das linhas ou do court.


Obstrução - Ato de ficar na frente do adversário, atrapalhando-o no momento da jogada


Pangaré: Jogador de baixo nível técnico


Ponto - A unidade do sistema de contagem. É adicionado um ponto ao total de um jogo (até 9 ou 15), sempre um jogador ganha um rally.


Rally (Jogada) - Conjunto de jogadas que compõem a disputa de um ponto (0 a 15) ou serviço/ponto (0 a 9). Um rally começa obrigatoriamente com o serviço e acaba quando um jogador executa um winner ou o adversário remete a bola para fora.


Recebedor - Jogador que não possui o direito do saque em determinado momento do jogo.


Retorno - Devolução da jogada do adversário


Serviço - Método segundo o qual a bola é lançada para dar início a um novo ponto. O jogador a servir é aquele que ganhou o último ponto.


Score - Termo utilizado como referência à pontuação decorrente de cada jogo. Antes do serviço o marcador indica qual o Score do jogo. A qualquer altura (sem ser durante um rally) o jogador pode solicitar ao árbitro que repita ou o informe qual o Score.


Set - Quando o score chega a 8 ou 14 (consoante o tipo de pontuação) para ambos os jogadores, o jogador que perdeu o último ponto tem que escolher se o set vai-se disputar até os 9/10 ou 14/17 pontos. O árbitro pergunta ao jogador e depois anuncia publicamente a sua escolha.


Stroke - Ponto obtido diretamente por um jogador, no decurso do rally ou por decisão do árbitro, resultando num ponto adicionado ao score ou na troca de serviço.

Swing - Movimento efetuado pelo jogador no processo de bater a bola. É composto pela armação da raquete, batida e acompanhamento. "T" - A formação em forma de "T" entre a linha de meio court a linha de serviço. Estrategicamente, o controle desta área permite sempre uma posição de vantagem durante um rally.


Tempo - Chamada do marcador para indicar aos jogadores que terminou o tempo de interrupção do aquecimento, de um ponto ou do set.


Voleio - Pancada de resposta a uma bola antes de ela bater no chão.


RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos:

Rua Cândido Mendes, 581 - Glória - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20241-220 - (21) 3442-0581

cbs@cbsquash.com.br